jogo da bíblia sagrada👍Aquecimento e umidificação acelerados do noroeste: o deserto se tornará Jiangnan?

2024-11-24 00:12:47丨【jogo da bíblia sagrada】
Foto do arquivo: fornecida por 【jogo da bíblia sagrada】
Foto do arquivo: fornecida por 【jogo da bíblia sagrada】

jogo da bíblia sagrada

China News Weekly Reporter/Ho Siyi

Envie 2023.9.11 Total No. 1108 Revista "China News Weekly"

A Nacional Highway 315, a estrada deserta mais solitária do sul de Xinjiang, começando de Kashgar em Xinjiang, ao longo das montanhas Kunlun, atravessando o deserto de Taklama Ganan, atravessando o Lop Nur, passando por Yecheng, Hetian e Ruoqiang e alcançando o Xining.Em 13 de julho deste ano, a estrada nacional foi atacada pelo dilúvio.

De 10 a 13 de julho, uma forte tempestade foi subterrânea nas montanhas Tianshan em Xinjiang, Hetian e Bazhou.Nos últimos anos, todo verão, afetado por tempestades extremas, cidades e cidades ao longo da 315 Rodovia Nacional, muitas vezes encontram inundações nas montanhas. Também submerso pela lama.

O noroeste da China é uma das áreas mais sensíveis das mudanças climáticas globais.No fundo do interior da Eurásia, no noroeste, as áreas administrativas incluem Xinjiang, Qinghai, Ningxia, Gansu e Shaanxi Províncias (regiões autônomas); A bacia de Chaidama, o corredor Hexi e a planície de Weihe.O noroeste da China também é uma das áreas mais secas do mundo, e o ambiente ecológico é frágil.

No contexto do aquecimento global, a temperatura na região noroeste está subindo a uma taxa de dobro do nível de aquecimento global, e a precipitação também aumentou a uma taxa de 9,32 mm/10 anos.Em julho deste ano, o mais recente "China Climate Change Blue Book (2023)", divulgado pela administração meteorológica da China, mostrou que, desde 2005, o nível da água no lago Qinghai aumentou por 18 anos consecutivos.Nos últimos dois anos, as notícias sobre o "oásis de mudança no deserto" no noroeste da China também apareceram repetidamente em busca quente.

Em 2002, Shi Yafeng, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e fundador da geleira chinesa, notou primeiro o sinal de "calor e umidade" no noroeste.Muitas evidências mostraram que, nos últimos 40 anos, a região noroeste mudou para a umidificação, e a gama de calor e umidade se expandiu para o leste.Nos últimos dez anos, o grau de aquecimento e umidade e umidade no noroeste tem sido significativamente acelerado.Isso apresentou novos desafios à resposta regional das mudanças climáticas, gerenciamento de recursos hídricos e prevenção e mitigação de desastres.

Pastagens delicadas, mais biológicas diversas

Em agosto, as plataformas do Talog eram verdes.Os habitantes locais acreditam que este é o melhor pasto em toda a região do sul de Xinjiang e pertence à vila de Tagrak (a seguir referido como vila de Tagua, cidade de Koko, condado de Wensui, condado de Aksu, Aksu, Xinjiang.Tagrack significava "onde as montanhas estão cercadas por montanhas" em Uyghur, mas as montanhas aqui não são montanhas comuns, e Tomurfeng, o "teto de Tianshan".É o pico mais alto das montanhas Tianshan, 7443,8 metros acima do nível do mar, e a principal fonte do rio do "Rio Mãe" em Xinjiang, a principal fonte do rio Tarim, originou -se a partir disso.

Quando a altitude cai para 2500 metros, nas dobras verdes que passam para a bacia de Tarim para a inclinação sul do temufeng, os subdainers da plataforma com condições naturais superiores estão embutidos.Se você deseja examinar o fenômeno quente e de umidização na região noroeste nas últimas décadas, este é o melhor ponto de partida.

Os pastores de Tasamua Yalsatou tinham 34 anos.O céu aqui é alto e confortável.Desde 2013, a Yal Buy achou claramente que o sol se tornou mais venenoso, a duração da alta temperatura está se estendendo e as ovelhas sentem mudanças climáticas mais rapidamente do que as pessoas.As ovelhas de pêlo alpino ativas e cabras de veludo nesta pastagem são famosas por sua grande quantidade de exercícios, mas sempre que encontram altas temperaturas, eles caíram seu apetite e querem apenas deitar sob a pedra "Protetor solar".

Ao mesmo tempo em que o clima esquenta, a precipitação é um fator de liderança mais crítico para o pasto nas áreas áridas do noroeste."Como a chuva é demais, a grama cresce bem e as ovelhas come bem."Comparado com a alta temperatura, os sentimentos de Yalbana têm uma sensação mais profunda de aumentar a precipitação local. a grama."Dez anos atrás, a diferença de grama não tinha apenas 20 cm de altura. A grama é 40 cm maior do que antes, e alguns já são mais altos que o joelho".

Um conjunto de dados fornecidos pela estação de trabalho de pastagem do condado de Wensu confirmou sua observação: em 2014, a abrangente cobertura vegetal do condado de Wensu foi de cerca de 35,4%, que aumentou para 39,2%até 2022.Este é o indicador mais intuitivo que reflete a cobertura da vegetação das pastagens e a densidade do crescimento pastoral dentro de uma certa faixa.As pastagens se tornam mais verdes."A encosta da encosta há dez anos ainda era amarela".

No verão, o vapor de água ainda estava imerso nas folhas de grama logo abaixo da chuva, e a cor da luz brilhava sob a refração do sol.Sob o grupo de abeto verde escuro, é uma tampa verde e roxa nas montanhas. , embelezado na grama pastoral.Da vista do turceino, essa é outra mudança importante trazida pela calor e umidização para as pastagens locais: aumento da biodiversidade.Em setembro de 2022, uma nova espécie também foi encontrada na Reserva Natural Nacional de Temufeng: o Emm roxo de Cao.As plantas de musgo são muito sensíveis à umidade, e é mais provável que o quente e a umidade estimulem o crescimento do musgo.Um mês depois, uma raposa vermelha também foi encontrada em Dalongchi, a cidade de Curon na área de Aksu.No entanto, Turchen também apontou que a boa direção da ecologia local de pastagem é a ação dupla da intervenção humana e das mudanças climáticas, e a proibição da política de criação de animais desempenha um papel importante. jogo da bíblia sagrada

De acordo com os dados fornecidos pelo Xinjiang Meteorological Bureau, de 2001 a 2022 em comparação com 1961 ~ 2000, a temperatura média da região de Xinjiang aumentou 1,0 ° C e a precipitação média aumentou 25,0 mm, um aumento de 16,1%.Nos últimos dez anos, o número de precipitação no verão em Xinjiang tem o maior aumento, e o aumento no sul de Xinjiang é próximo de 15%, e a tendência de quente e umidade é óbvia.

Quais são as causas de calor e umidização no noroeste?

Ding Yixi, um acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia e consultor do Comitê Nacional de Mudanças Climáticas, explicou o "China News Weekly" que, por um lado, a corrente quente do Oceano Atlântico foi fortalecido desde os anos 80 A interação do gás do mar, por outro lado, afetado pelo aquecimento global, o pólo norte aquece, o ar frio do Ártico continua indo para o sul, formando o vento leste e uma variedade de fontes de vapor de água do Ártico e do Pacífico são trazido de leste a oeste a noroeste.

Portanto, o aquecimento e a umidificação do noroeste são um resultado regional causado pelas mudanças climáticas globais.O ex -vice -diretor da Administração Meteorológica da China, Yu Rusong, prestou atenção ao calor e umidificação do noroeste.Ele disse ao "China News Weekly" que o estudo descobriu que muitos processos de precipitação no norte da China podem ser rastreados nas montanhas Qilianas. ."Por que todos nos preocupamos com o fenômeno do calor e a umidade no noroeste, porque o sistema atmosférico anormal na região noroeste também pode afetar o leste".

A quente e a umidade não podem fazer o noroeste se tornar Jiangnan

Ao falar sobre o aquecimento e umidificação do noroeste, um problema é frequentemente ignorado: o que exatamente significa o aumento do número de temperatura e precipitação?

Somente na área de Aksu, o desempenho de calor e umidade tem uma diferenciação regional óbvia.O terreno de Aksu é muito complicado.

Este terreno diversificado é combinado em conjunto no ecossistema mais típico das áreas noroeste das áreas áridas: as características básicas do composto de Mountain-Oasis-Desert.Zhang Zhijun, engenheiro sênior do Centro de Garantia de Desenvolvimento Florestal da área de Aksu, disse à China News Weekly que a área de Qianzhan no cruzamento das montanhas e planícies é a área mais óbvia de cobertura de vegetação nos últimos dez anos.Um pouco abaixo da montanha, na área ao sul da parte sudoeste do condado de Xinhe, no condado de Xinhe, no condado de Xinhe, uma grande quantidade de pastagem deserta de temperatura é distribuída, mas as pastagens são seriamente degradadas.

Os resultados de monitoramento de 2022 fornecidos pelo Departamento de Florestas e Grass da área de Aksu mostraram que, na área de Aksu, a planta de pastagem deserta era a mais baixa, apenas 17,09%.Xie Yuanyuan, a estação de trabalho de pastagem da área de Aksu, explicou à China News Weekly que, em mais de 51 milhões de acres de pastagem, o deserto é responsável por cerca de 60%."O calor e a umidade não mudam fundamentalmente a vulnerabilidade do ecossistema local".

De fato, o pé sul das montanhas Tianshan, no norte de Aksu, é a região mais antiga que é considerada um sinal de transformação quente e de umidade.No início do século XXI, Shi Yafeng fez uma "área de transformação significativa" no artigo publicado em março de 2003 ", discussão sobre as características e tendências da tendência e tendências do noroeste da China de seco quente a quente e úmido". , Montanhas Qilianas e suas seções centrais e ocidentais do norte.

Em outra área que é igualmente sensível ao aquecimento e umidificação: o lado norte das Montanhas Qilianas, Jing Wenmao, pesquisador do Instituto de Pesquisa de Montanhas e Restaurantes da Qilian, na província de Gansu, realizou o monitoramento do ambiente ecológico nesta área montanhosa por quase 50 anos .Ao longo do corredor Hexi do oeste a leste, Jingwenmao contou os dados meteorológicos do pé norte da Montanha Qiliana e sua área de 1965 a 2018. A divisão administrativa específica inclui Jiayuguan, Jiuquan, Zhangye e outros lugares. Heihe e rio Shiyang.

Verificou-se que ele pode ser negociado em Zhangye-gaotai, e o leste é a área "rápida e molhada", incluindo Shandan, Minqin, Zhangye e outros lugares; e Jiuquan como o centro, as montanhas de juba do cavalo na ponta mais ao norte do corredor Hexi e do deserto de Alashan no leste, mostraram uma tendência "seca quente".Em outras palavras, as tendências calorosas e úmidas no pé norte da montanha Qilian e suas áreas estão diminuindo de sul para norte, leste para oeste.

No geral, o impacto da quente e umidificação na vegetação nas montanhas Qilianas é positivo.Após décadas de monitoramento, Jingwen Mao observou profundamente que antes da década de 1980, antes do clima ser quente e úmido, as montanhas Qilianas crescem cerca de 10 cm a cada ano, mas agora essa vida é muito longa. CM por ano.Além da tampa da vegetação, a produtividade primária líquida da planta é outro parâmetro -chave para avaliar a qualidade ecológica e o status de crescimento da vegetação, que pode refletir o potencial de crescimento das plantas em condições naturais.As forças produtivas primárias líquidas de Qilian Mountain Qinghai Yunshan foram mantidas com um valor relativamente constante por muitos anos, mas após a transformação de aquecimento e umidificação, sua produtividade primária líquida aumentou ano a ano.

Em 2018, o "Relatório de Avaliação de Mudanças Ecológicas da Montanha Qilian", divulgado pelo Instituto de Pesquisa de Recursos Ambientes Ecológicos do Noroeste da Academia Chinesa de Ciências, apontou que, nos últimos 57 anos, a temperatura e a precipitação das montanhas Qilianas aumentaram a 0,35 ° C /10 anos e 14,7 mm/10 anos, respectivamenteJingwen Mao disse francamente que, à medida que a precipitação aumenta, o status ecológico da vegetação melhorou e o consumo de água necessário para o crescimento também está aumentando, e o aumento do aumento nas chuvas locais atingirá um novo equilíbrio.Uma vez formado o saldo, ele tem um efeito de substituição positivo muito bom no crescimento e na diversidade biológica de toda a região."Mas, atualmente, o aumento de 14,7 mm de precipitação a cada dez anos não é suficiente para fazer a vegetação nas montanhas Qilian formam um novo equilíbrio".

Da perspectiva das áreas noroeste árido, de acordo com o "Relatório de pesquisa sobre recursos hídricos e ambiente ecológico no noroeste da China, no noroeste da China", divulgado pela Academia de Ciências Chinesas em dezembro de 2022, a precipitação nas áreas do noroeste árido é escasso, com uma precipitação média anual de cerca de 156,36 mm.Sob o aquecimento do mundo, a região tem uma temperatura significativa.Em 2021, a temperatura média anual aumentou 1,13 ° C antes da temperatura subir de 1960 a 1997.

Chen Yaning, diretor do Laboratório Nacional de Chaves do Deserto e Oasis, o Instituto de Ecologia e Geografia da Academia Chinesa de Ciências, apontou "China News Weekly" que a base de precipitação nas áreas áridas do noroeste é baixa. A precipitação média anual da bacia de Tarim no sul de Xinjiang é de apenas 60,7 mm, que é o meu país.O aquecimento e a umidificação não podem alterar fundamentalmente o padrão básico das paisagens do deserto na área seca do noroeste e fazer o noroeste se tornar sudoeste.No futuro, as mudanças no ecossistema do deserto das áreas secas do noroeste ainda serão incertas, e a construção do sistema de segurança ecológica ainda é muito importante.

A seca se intensificou?

Da área montanhosa da parte norte de Wen Su, fica ao lado da área do deserto do deserto de Taklama -Ganan."Nestes anos, a quantidade de precipitação tem menos de 100 mm em uma área seca, mas a evaporação potencial pode atingir 1800 ~ 2000 mm. A diferença entre o volume de precipitação e evaporação é enorme"

"Depois que a temperatura aumenta e a capacidade de evaporação é aprimorada, a umidade do solo será perdida, fazendo com que o solo no verão exacerba. Algumas plantas do deserto com diferentes raízes rasas e baixa resistência à seca morrerão devido à coerção de seca. A cobertura da vegetação da área local diminuiu nos últimos anos.

Em 2021, um estudo realizado pela administração meteorológica da China Urumqi Desert Meteorological Research Institute e vice -diretor Yao Junqiang e outros mostraram que a análise abrangente de dados de 1961 a 2015, desde meados da década de 1980, Xinjiang aumentou a temperatura e a temperatura e A precipitação aumentou.

Yao Junqiang analisou que o So -chamado "seco" aqui é um estado de secagem local no sentido abrangente

Por que um ponto de virada em 1997?Um estudo do Instituto de Saúde de Xinjiang da Academia Chinesa de Ciências mostra que o volume de evaporação de Xinjiang foi no século passado 9A reversão de meados da década de 190, de um declínio significativo para uma tendência ascendente significativa, está relacionada às mudanças na velocidade do vento ao mesmo tempo.Ele também descobriu que, não importa quanta precipitação na região noroeste aumente, a maioria deles pode ser evaporada."É como um buraco sem fundo, quanto mais áreas áridas. Quanto maior a evaporação potencial, maior a evaporação potencial no sul de Xinjiang. Portanto, a crescente seca no sul de Xinjiang é maior do que no norte de Xinjiang".

O resultado mais direto da exacerbação da seca é a degradação da vegetação natural.O índice vegetariano anti -químico (NDVI) é um índice que reflete a densidade do espaço da planta.O estudo acima mencionado também descobriu que as taxas de crescimento de NDVI da vegetação de Xinjiang em 1982 a 1997 significativamente, e a vegetação tendeu a estar "ficando verde", mas depois de 1997, o NDVI começou a diminuir, a vegetação atrasou o crescimento, com uma tendência de degradação relativamente óbvia, umidade do solo diminuição da diminuição. jogo da bíblia sagrada

Yao Junqiang disse que a degradação da vegetação natural não é apenas por causa do "ponto de virada úmido e seco", mas também relacionado a frequentes eventos climáticos e climáticos.Sob a influência do aquecimento e umidificação, a distribuição de tempo e espaço da precipitação de Xinjiang é ainda mais desigual.Por um lado, o número de dias entre os dois incidentes de precipitação está aumentando, ou seja, o número de dias de seca contínua está se estendendo; 50%da precipitação total.A extrema precipitação exacerbou o risco de desastre.

Nas pastagens de Wimsuku, o turqueno de 60 anos sentiu o sentimento pessoal."Quando eu era jovem, as pastagens estavam chovendo duas vezes por dia. Nas próximas uma ou duas horas, a chuva não era grande. Mas agora é chuvoso por 3 a 4 dias ou uma semana. Mesmo no verão, não Chuva há mais granizo do que antes.

Yao Junqiang disse que existem dois tipos de degradação da vegetação regional em Xinjiang. e Altay;

"Não apenas diminuiu, muitas bandas de transição desapareceram completamente nos últimos anos e geralmente podem ser vistos no extremo sul do deserto de Taklama Ganan".

A análise de Lei Geqiang disse que, nas últimas décadas, a região noroeste tem uma tendência de "duas expansão e uma redução", ou seja, oásis e desertos continuaram a se expandir, mas a zona de transição entre os dois está estreitando.Como um buffer entre o deserto e o oásis, a transição possui duas funções básicas: bloquear a fixação da areia e manter a integridade do ecossistema regional.De uma perspectiva de longo prazo, se a correia de transição estiver realmente morrendo, representará uma grande ameaça à comunidade e biodiversidade das plantas na região.Se a degeneração da vegetação do cinturão de transição for muito grave, será mais provável que se torne uma fonte de areia.Ele descobriu que, nos últimos dois anos, afetado pelo aumento dos processos climáticos extremos, a frequência do clima de areia e poeira no deserto de Taklama Ganan aumentou e a incerteza das estações também aumentou.

Qualquer sinal climático que apareça no noroeste não é apenas noroeste.Como a vanguarda da barreira de segurança ecológica do norte, Yao Junqiang está mais preocupado com algumas áreas áridas extremas na beira do deserto seco de Taklama. "Fultil" está se expandindo e constantemente corroendo outras partes de Xinjiang, e depois afeta o leste através de tempestades de areia e outras formas.

No entanto, Yao Junqiang também enfatizou que vários sinais só podem mostrar que algumas transformações nas tendências de mudanças secas e úmidas de Xinjiang estão passando por algumas mudanças. ."A partir de 1997, pelo menos 30 anos de dados devem ser feitos para fazer julgamentos preliminares".

Crise da água sob transtorno da geleira

De uma perspectiva mais longa, outra crise grave trazida pelo aquecimento e umidificação do noroeste é o declínio da geleira.

Entre o escoamento de Riverside, na região noroeste, a água derreta a água é uma parte muito importante.Chen Yaning explicou que, no rio interior, no noroeste, quase todos os rios se originaram em áreas montanhosas.Entre eles, a água de fusão da geleira responde por cerca de 30%do fluxo de meson das áreas noroeste.

"A expansão da área de cobertura do noroeste é considerada um sinal importante de quente e umidade, mas, de fato, isso se deve principalmente ao aumento significativo da quantidade de água das áreas montanhosas nos últimos anos" Yaning analisou que, especificamente, a circulação global de água acelerada do aquecimento, o aquecimento global e o ciclo acelerado da água, o ciclo da água do aquecimento global, o aquecimento global e a circulação de água acelerada, a circulação de água do aquecimento global, o ciclo da água do aquecimento global e o A circulação da água do aquecimento global. o escoamento do rio.

Shi Yafeng notou pela primeira vez o forte sinal de "quente e umidade" no noroeste, o que voltou sua atenção para o maior lago de água doce interior da China -Lago Bosteng no meio de Tianshan.Ele descobriu que o nível de água do lago Bosten está em declínio desde o recorde na década de 1950, e a área encolheu 13%. .Shi Yafeng analisou em um artigo publicado em 2002 que o escoamento do rio Kaidu, o rio Kaidu, que foi fornecido, aumentou rapidamente, de 28,15 × 108 metros cúbicos em 1987 para 41,4 × 108 metros cúbicos de 2000 em 2000, tornando -se a água Nível no Lago Bosten Lake Rising.

Chen Yaning também observou que, desde o meio da década de 1990, o volume de água de áreas montanhosas nas áreas áridas do noroeste aumentou cerca de 11 bilhões de metros cúbicos.Entre eles, as quatro fontes da bacia do rio Tarim: o rio Aksu, o rio hetiano, o rio Yeerqian e o rio Kaidu-Pavão aumentaram 4,07 bilhões de metros cúbicos nos últimos 20 anos.Em outras palavras, o aumento do aumento das geleiras e o aumento da precipitação nas montanhas, e o impacto positivo causado pelo aumento da quantidade de recursos hídricos nas áreas do noroeste, o aumento da capacidade de comportar na capacidade do árido Áreas, propícias à irrigação agrícola e à irrigação agrícola costeira e à construção ecológica costeira da costa."Xinjiang está irrigando principalmente a agricultura. O método de produção agrícola é 'não -irrigação sem plantar'. Não é plantada sem irrigação. Portanto, o aumento do volume de água em áreas montanhosas nos últimos 20 anos é muito crítico" .

Mas este é apenas um efeito de curto prazo.Depois de atingir um ponto de inflexão, como o reservatório de Estado Sólido mais importante na região noroeste, as funções de armazenamento das geleiras dos recursos hídricos regionais diminuíram, e a contribuição das geleiras para o escoamento para o escoamento diminuiu. ."No final, as mudanças nas geleiras montanhosas causadas pelas mudanças climáticas e as mudanças no processo de circulação de água exacerbarão a incerteza do abastecimento de água e a volatilidade hidrológica nas áreas áridas do sudoeste. Portanto, o retiro da geleira afetará diretamente a segurança da segurança do Recursos hídricos futuros no noroeste.

No noroeste, os olhos que encolhem e nua de geleiras podem ser visíveis.O rio Tianshan Urumqi, que fica a apenas 130 quilômetros de Urumqi, é uma das geleiras representativas da área árida da Ásia Central.Desde a década de 1950, o "Glacier 1" está recuando.Todos os anos, em julho, Yao Junqiang subia no "Glacier 1" no local.

Este ano, ele se sentiu particularmente angustiado com a cena que viu: a geleira derretida "convergiu" diretamente em um rio largo, a água era como uma cachoeira e ele fluiu e deu um tapinha na praia rochosa nu no final da geleira."A temperatura deste ano é maior que o ano passado. No mesmo lugar, o fluxo de água não foi tão grande no ano passado". jogo da bíblia sagrada

Chen Yaning apontou que, nos últimos 60 anos, a área glacial do oeste da China reduziu 18%, e a área da geleira em Xinjiang encolheu 11,7%. Uma área estreita de 37,2%porque a área está abaixo de 1 quilômetros quadrados abaixo de 1 quilômetros quadrados abaixo de 1 quilômetros quadrados abaixo de 1 quilômetros quadrados abaixo de 1 quilômetro quadrado.Além disso, a proporção de estreitamento da geleira Qilian Mountain é de 5,5%a 48,5%.

Os resultados da estimativa de simulação da equipe de Chen Yanning mostram que, até 2045, alguns esconderijos de rios, que são principalmente suprimentos de geleiras grandes nas áreas do noroeste, e as áreas montanhosas de Kunlun manterão altos choques, e sua volatilidade será aumentada. O escoamento atingirá os picos de 2045 ~ 2070.Algumas pequenas geleiras são dominadas por rios, e o ponto de ablação da geleira pode vir em meados deste século.

Na área ranhurada a montante na bacia de Heihe, Jing Wenmao sentiu claramente a crise este ano.2023 é o ano da seca. A precipitação anual máxima da bacia pode atingir 550 mm."Mesmo nos últimos anos, mesmo a seca não seria extremamente seca. A diminuição do escoamento na bacia foi relativamente pequena, mas a diminuição nos esconderijos deste ano foi muito grande. Após a seca em 2022 e 2023, a capacidade de escoamento de reabastecimento diminui significativamente "Ele disse.

O relatório de pesquisa sobre recursos hídricos e ambiente ecológico no noroeste da China "afirma que as áreas áridas do noroeste são as piores áreas de recursos hídricos em meu país. O país e o tipo de recurso são graves.Além disso, a formação de recursos hídricos é separada entre si e consumida nas áreas montanhosas. .A escassez de recursos hídricos é o fator mais crítico que restringe o desenvolvimento econômico e social da área seca do noroeste.

Como lidar com a crise da água causada pela atrofia da geleira e mudanças climáticas na área árida do noroeste dos recursos hídricos?

Chen Yaning sugeriu que, em termos de armazenamento de água, a construção do projeto de conservação de Xinjiang é relativamente atrasada.Portanto, é necessário fortalecer ainda mais a construção de projetos de hub de controle e projetos de rede de água nas áreas montanhosas; -Tecnologia de economia de água agrícola e estrutura industrial otimizada de água; Ao mesmo tempo, implementam ativamente o aumento da água artificial em áreas montanhosas, aumentam o desenvolvimento de recursos hídricos em nuvem no ar e aprimoram as fontes de armazenamento de água na área montanhosa.Ele também sugeriu que, para melhorar o uso de recursos de inundações e fazer desvantagens para se beneficiar, especialmente no contexto de ocorrência frequente de extrema hidrologia climática, medidas como "inundações e irrigação" podem ser adotadas para implementar a ecologia em algumas principais áreas da floresta eufratica . Inventar.

Lei para se fortalecer está mais preocupado com a crise do oásis correspondente à crise da água.Ele explicou que, nos últimos anos, o aumento do escoamento das montanhas nas montanhas expandiu continuamente o oásis na bacia. "Mas o que você faz depois de 50 anos? Quando não há tanto água, como proteger a água de oásis acima de expansão nesses anos? "

Da perspectiva do fortalecimento do LEI, a chave é calcular as contas da água.Alguns projetos florestais do deserto que estão em construção não são estáveis ​​porque a proteção da água não é mantida. Finalmente, traga efeitos ecológicos negativos."No passado, conversávamos sobre bloquear projetos, trancar o lado do deserto e agora temos que trancar a borda do oásis".

A expansão do oásis é um microcosmo do desenvolvimento do noroeste.

"Em alguns lugares, as pastagens melhoraram e é necessário acelerar o desenvolvimento da criação de animais, mas isso precisa ser cauteloso. Ao usar quente e umidade, é necessário analisá -lo. Mais, é causado pelo derretimento da geleira.

Clima extremo frequente

O ponto de virada de "seco quente" a "quente e úmido" foi em 1987. jogo da bíblia sagrada

Em setembro de 2002, quando Shi Yafeng organizou um grande número de especialistas aos 83 anos, um grande número de especialistas discutiu as evidências de calor e umidização no noroeste e teve menos de 20 anos de dados.Verificou -se que a tendência do aquecimento é óbvia, mas as mudanças na precipitação têm diferenças regionais. "Caloroso e seco", e a precipitação diminuiu ano a ano.O leste e o oeste, no noroeste, geralmente são divididos pelo rio amarelo.

No conceito de Shi Yafeng, a transformação global de aquecimento e umidificação do noroeste deve ser "oeste, conectar -se à Ásia Central e Ocidental na área regional; a leste a leste do noroeste".Vinte anos depois, a equipe de Zhang Qiang em Gansu confirmou sua ideia.Zhang Qiang é o diretor do Bureau Meteorológico Provincial de Gansu e o diretor do Laboratório de Abertura de Mudança Climática da Seca e Redução de Desastres na Administração Meteorológica da China.Sua equipe descobriu que, desde o século XXI, o aquecimento e a umidificação do noroeste foram caracterizados por expansão para o leste, e o antecessor na parte oriental do noroeste mostrou uma diminuição na precipitação antes de 1997. Depois de 1997, se transformou em tendências crescentes. Nos últimos 20 anos, aumentou cerca de 100 mm de precipitação.

Se você observar cuidadosamente as mudanças dinâmicas da linha divisória do noroeste do noroeste, as mudanças dinâmicas no declínio leste no leste do norte, a tendência pode ser mais clara: com 30 anos como ciclo, de 1971 a 2000, A linha de fronteira ainda está à beira do oeste e do Xinjiang no oeste de Gansu; Gansu, Mongólia Interior ocidental e partes no norte de Shaanxi estavam a oeste da linha de fronteira.Em outras palavras, a tendência de "calor e umidade" se expandiu para todo o território do noroeste.É particularmente digno de nota que, nos últimos 20 anos, a precipitação foi acelerada e aumentando, e a tendência de umidade no noroeste está aumentando significativamente.

Zhang Qiang analisou que mais controle de vapor de água transportado pela circulação do vento ocidental foi controlado pelo oeste do oeste do oeste, e mais controle de vapor de água foi controlado pela circulação do vento do verão do leste asiático.Antes de 1998, o West Wind Ring e o Oriental Asiático Summer Wind Ringxi mostraram que era o "relacionamento com gangorra" que se levantou e caiu. jogo da bíblia sagrada

Afetado pela expansão de aquecimento e umidificação para o leste, foi originalmente "não girarA área de Longdong da "área do tipo" tornou -se uma "área de transformação significativa" nos últimos anos. da estação de teste agrícola de Xifeng e engenheiro sênior do Bureau Meteorológico de Qingyang, descobriram que a frequência da seca nos últimos anos diminuiu significativamente, e as diferenças entre a polarização seca e a úmida também estão diminuindo. A quantidade total de precipitação anual em Qingyang aumentou ano a ano, as mudanças nas idades flutuaram muito, fazendo com que a água local e as contradições da seca sejam mais proeminentes, e a taxa de disponibilidade dos recursos hídricos diminuiu.

"Em 2016, um total de 76 precipitação de curto prazo e fortes chuvas apareceram em Qingyang em um ano. Em 2018, a precipitação pesada de curto prazo aumentou para 211 vezes, 16 vezes na chuva pesada; em 2019, uma reflexão de pincel de água pesada Registro histórico, atingindo 90,8 houve seca séria em milímetros de maio a agosto de 2021, e as chuvas mínimas desde que os registros meteorológicos apareceram em Huanxian.De acordo com o "Relatório sobre Mudanças Climáticas nos Centros Regionais Regionais Regionais Regionais Regionais do Noroeste: 2020 Decisione Resumo" Escrito pelo Centro Climático Regional de Lanzhou e outras instituições, de 1961 a 2017, a extrema precipitação e tempestades no noroeste aumentaram as tendências, que aumentaram 0,9 paradas e 1,8 a cada 10 anos, respectivamente.

O ano da árvore é o gravador mais leal das mudanças climáticas.Nas árvores do Instituto Deserto do Deserto de Urumqi do Instituto de Pesquisa Meteorológica, mais de 50.000 amostras de cordão central são colocadas silenciosamente.Sob um microscópio, uma árvore pode ser refletida intuitivamente em uma cortiça por centenas de anos.Yu Shulong, diretor das árvores do Instituto de Pesquisa Meteorológica de Urumqi, disse à China News Weekly que o clima mais quente, quanto mais tempo a estação de crescimento das árvores, a roda da árvore do ano; ."Desde os anos 90, a volatilidade da largura e da largura das rodas das árvores aumentou significativamente, especialmente nos últimos dez anos.

Em agosto de 2022, o "lago apareceu no deserto de Taklama -Ganan, no sul de Xinjiang", foi levado às pressas para a busca quente, que mais uma vez desencadeou o clímax da discussão do noroeste quente e da umidade. o "transformador do deserto".De fato, isso apenas reflete o outro lado da moeda: esta é uma amostra típica que aumenta o clima extremo em calor e umidade.A quantidade de água do rio Tarim subiu no verão, causando as inundações acima do fluxo de 25 rios.Gao Xin, pesquisador do Instituto de Ecologia e Geografia da Ecologia e Geografia de Xinjiang, explicou à China News Weekly que a água estagnada formada por essas inundações de curto prazo no deserto não penetrará no deserto, mas parece um lago Nas partes baixas, mas em breve ele desaparecerá.

Os especialistas analisaram que existem duas fontes dessas inundações: primeiro, a alta temperatura do novo verão Xinjiang no verão de Xinjiang. .

Nos últimos anos, essa inundação híbrida se tornou mais comum.O diretor do Departamento de Pesquisa Hidrológica AKSU, Rebiti Michi, disse ao "China News Weekly", "o pico mais alto da estação do rio Tarim, em julho do ano passado, atingiu 1830 metros cúbicos por segundo. Por causa da três fontes da torre, o AKSU River, o rio Yaqiang e os picos de inundação do Sanhe foram convergidos ao mesmo tempo, de modo que os picos eram altos e a duração foi longa.

Um trabalhador meteorológico de Xinjiang que é desconhecido com o nome de "China News Weekly" apontou que, se houver uma grande instalação de engenharia de conservação aquática na bacia, o risco dessa inundação híbrida é relativamente controlável, mas há mais de 1.000 sulcos de inundação Em Xinjiang, do qual é realmente verdade."Portanto, as inundações em algumas áreas são incapazes de evitá -lo. Isso só pode aumentar a conscientização da prevenção e evacuação do risco no tempo".

Eventos de precipitação extrema são inseparáveis ​​do aquecimento.Chen Yaning explicou que, após o aumento da temperatura, a atmosfera de aquecimento pode acomodar mais vapor de água antes da saturação, aumentando assim o risco de chuva extrema e inundações.Na sua opinião, as inundações de extrema tempestade de Xinjiang ocorreram principalmente nos cintos de montanha média e baixa.Por outro lado, com o aquecimento global, a frequência e a intensidade das ondas de calor de alta temperatura no verão na área seca noroeste estão aumentando. 0,39 dias a cada 10 anos.

Como lidar melhor com o clima extremo no noroeste?Especialistas sugerem que a construção de estações de monitoramento meteorológica deve ser fortalecida, especialmente em áreas de alto risco de desastres meteorológicos, para alcançar a cobertura de monitoramento o máximo possível para preencher brechas."Nos últimos anos, as áreas de densa ocorrência de desastres meteorológicos extremos em Xinjiang têm sido principalmente em áreas montanhosas e em algumas estradas antigas. Muitas áreas turísticas não monitoram. Uma vez que ocorrem tempestades e inundações extremas, apenas perdas econômicas podem ser trazidas. O monitoramento pode ser avisado com antecedência.Zhang Qiang também sugeriu que a prevenção e a prevenção de desastres meteorológicos extremos não estão apenas relacionados ao departamento meteorológico, mas precisa estar ligado a vários departamentos e a toda a sociedade para formar uma força conjunta.

"China News Weekly" 2023 Edição 34

jogo da bíblia sagrada

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@9099.com

Links
jogo da bíblia sagrada